Tata Steel permanecerá<br>no Reino Unido

A multinacional do aço de origem indiana Tata Steel comprometeu-se a manter a sua actividade no Reino Unido e a realizar um investimento de 1,2 mil milhões de euros na maior siderurgia britânica, situada em Port Talbot, País de Gales.

Em comunicado divulgado dia 7, o grupo anunciou a conclusão de um acordo com os principais sindicatos (Unite, Community e GMB), no qual se comprometeu a garantir o futuro dos postos de trabalho quer em Port Talbot, quer nas outras siderurgias que possui no país.

O «pacto pelo emprego», segundo noticiou a AFP, obriga a empresa a não proceder a despedimentos directos durante cinco anos.

Em troca os sindicatos aceitaram discutir a substituição do actual sistema de pensões (British Steel Pension Scheme), por um outro sistema de contribuições menos oneroso para a companhia. A proposta final será colocada à votação dos membros dos sindicatos no próximo ano.

Este acordo vem revogar a decisão anunciada no final de Março de encerramento ou venda das unidades no Reino Unido, pondo em risco cerca de 15 mil postos de trabalho directos.

Na altura, a multinacional alegava falta de rentabilidade das unidades britânicas, afectadas pelo afluxo ao mercado europeu de grandes quantidades de aço proveniente da China a baixo preço.

Depois de ter vendido algumas actividades, nomeadamente a dos aços especiais, no condado de South Yorkshire, a Tata Steel UK ainda emprega cerca de oito mil pessoas nas siderurgias do país, quatro mil das quais na unidade de Port Talbot.




Mais artigos de: Europa

Credores apertam garrote

Os trabalhadores dos diferentes sectores cumpriram, dia 8, uma greve geral na Grécia, em protesto contra novas medidas de austeridade e ataque aos direitos laborais.

Respeito e igualdade

A União Europeia decidiu, dia 6, revogar a chamada «Posição Comum sobre Cuba», que condicionava as relações com a ilha desde há 20 anos.

Acordos com multinacionais triplicaram entre 2013 e 2015

Apesar dos sucessivos escândalos que revelaram a existência de acordos fiscais secretos entre governos e multinacionais, outorgando-lhes importantes benefícios fiscais, esta prática está longe de ser erradicada. Muito pelo contrário, os esquemas ditos de...

Titularização: rapidamente<br>e em força!

Custa usar como título esta tirada de má memória, mas é seguramente aquela que melhor caracteriza o que se passou na passada semana no Parlamento Europeu, na Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários. No dia 8 de Dezembro – sério candidato ao dia mundial...